Sensores De N Vel
Sensores de Nível
Introdução
Em processos industriais existe a constante necessidade de medição para o controle de produção que possuem como principal objetivo regular custo e tempo.
Diversas são as formas de se verificar, monitorar e controlar estes processos, sendo que um artifício muito usados nestes processos é o medidor de nível. Sua eficiência e versatilidade são fundamentais para a ação de controle, medição e monitoramento de muitos processos.
Definição de Nível
Nível é a altura do conteúdo de um reservatório que pode ser sólido ou líquido. Sendo a medição feita a partir de uma referência ou linha base.
A determinação do nível permite o cálculo do volume ou peso de um líquido, existente em um recipiente. A medição deste é bastante importante para a maioria dos processos industriais, nomeadamente para processos relacionados com:
-Proteção ambiental;
-Segurança;
-Qualidade dos produtos.
Função dos Sensores
Avaliar o volume estocado de materiais em tanques. Os sensores fazem o balanço de materiais de processos contínuos onde existam volumes de líquidos ou sólidos de acumulação temporária, reações, mistura, etc.
Garantem a segurança e o controle de alguns processos onde o nível do produto não pode ultrapassar determinados limites. Sensores de Medição Direta
-Réguas ou gabaritos:
Consiste em uma régua graduada que tem o comprimento conveniente, para ser introduzido dentro do resrvatório onde vai ser medido o nível.
A leitura do nível se efetuará através da leitura direta do comprimento marcado na régua, pelo líquido. Vantagens:
São instrumentos simples;
Baixo custo;
Medidas instantâneas.
Desvantagens:
Pode ter a verificação do nível atrapalhado pelo ambiente agressivo, por exemplo, a poeira pode atrapalhar a visibilidade.
-Visores de nível:
Este medidor usa o princípio de vasos comunicantes, o nível é observado por uma janela de vidro de alta resistência ao impacto, elevadas temperaturas e pressão (560°C e 220 atm quando