Sensores de vazão
Adriana de Oliveira Fernandes
Engenharia química, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil.
e-mail: oliveiraadriana68@yahoo.com.br
Abstract: This article aims to describe some of the direct and indirect methods of measuring flowing pipes, discussing the methodology of each technique and its accuracy and industrial applications. There are several types of flow meters they usually have limited application itself and the conditions of flow and the fluid being measured. We tried to present the methods that have greater applicability to chemical and petrochemical industry, based on the study of the discipline instrumentation and control.
Palavras-chave: Medidores, vazão, aplicação.
1 Introdução
A vazão pode ser definida como sendo a quantidade de um fluido que escoa através de uma seção de um conduto por unidade de tempo. Corresponde a terceira grandeza mais medida em processos industriais, já sendo observada em 1502 por Leonardo da Vinci. Porém o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli e Pitot, entre outros.
A vazão pode ser mássica, quando a quantidade em massa de um fluido que escoa através de um conduto em um intervalo de tempo , sendo medida em kg/s, kg/h, t/h ou lb/h; ou volumétrica quando a quantidade em volume escoa através de um conduto em um intervalo de tempo , sendo medida em m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM(Galões por minuto) , entre outras.
As equações para o cálculo da vazão podem ser obtidas genericamente a partir da equação de conservação de massa ou equação da continuidade e, da equação de conservação de energia ou equação de Bernoulli.
A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores, como a exatidão desejada para a medição; as carcaterísticas do fluido, como estado físico, densidade,viscosidade,calor específico; as condições termodinâmicas tais como