Sensores de corrente
3.1 – COLETA DE INFORMAÇÕES DO PROBLEMA
Na Usina de Americana, durante o ano de 2011 aconteceram três quedas (paradas não planejada) devido a surto de corrente para terra em cargas menores que 15HP e cargas resistivas menores que 10 KW.
Na tabela abaixo, segue um descritivo de horas paradas devido ao problema. Tabela 1. Descritivo de perdas por produtos.
3.2 – PARTICIPAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ALTERAÇÃO NOS CUBÍCULOS EXTRAÍVEIS (GAVETAS )
Em virtude do problema, foi feito pela parte de Engenharia de Eficiência da White Martins de Americana, um projeto de instalação de conjunto sensor toroidal e relé de proteção , para cargas menores que 15 HP e cargas resistivas menores que 10 KW nas gavetas do CCM relacionadas com estas cargas com o objetivo de reduzir/eliminar as paradas de planta por surto de fuga de corrente para terra conforme figura 1.
CCM: É um sistema de controle e manobra de motores, da sigla em inglês MCC (Motor Control Center). São armários metálicos com vários cubículos extraíveis tipo “gavetas” (figura 2) individualizados para cada equipamento (motor) a ser controlado. Figura 1. Diagrama unifilar do CCM de Americana com as gavetas referidas Figura 2. CCM com seus compartimentos extraíveis (gavetas)
3.3 – COTAÇÃO DE MATERIAL NECESSÁRIO
Durante a elaboração do projeto de alteração das gavetas, foi necessário fazer a cotação de material que seria necessário para o projeto e que atendesse ás necessidades, vista tamanha perda de produto que ocorria quando da queda da planta. Em virtude disso, o sensor de corrente escolhido foi o Sensor de Corrente Toroidal Ward – TCY-20 (figura 3) e o Relé Diferencial Residual - IOX120P (figura 4 e 5). Figura 3. Sensor de Corrente Toroidal Ward – TCY-20
Figura 4. Relé Diferencial Residual - IOX120P
Figura 5. Relé Diferencial Residual - IOX120P
Sensor de Corrente Toroidal Ward – TCY-20
Os sensores de corrente toroidais série TCY, são