Sensores com referência à atmosfera e diferenciais
Instrumentação Industrial
Aluno: Kayran Gandhi Reis Santana nº 2006048141
Outubro 2010
Sensores de pressão
Um sensor de pressão mede pressão, relacionada a gases e líquidos. Pressão está relacionada à força necessária para impedir um fluido de expandir, e é normalmente medida em termos de força por unidade de área. Todos os sensores de pressão estudados aqui atuam como transdutores, gerando sinais que são funções da pressão aplicada.
A medida de pressão é necessária numa infinidade de processos industriais, na distribuição de fluidos, além do próprio armazenamento. O modo adequado de medir pressão usando transdutores é algo que todo o profissional deve saber, principalmente levando em conta que qualquer deslize nessa tarefa pode incluir também problemas de segurança.
Sensores de pressão podem ainda ser utilizados para medir indiretamente outras variáveis como fluxo de fluidos, velocidade, nível de água, altitude, etc. Estes sensores podem variar drasticamente em tecnologia, modelo, desempenho, adequabilidade às diversas aplicações e custo, Pode se estimar que há mais de 50 modos de medir pressão, e centenas de empresas fabricantes destes sensores no mundo.
Há diversos modos de separar os sensores de pressão. Há os sensores analógicos e os que atuam como chave, os que entregam sinais elétricos e que entregam sinais mecânicos, os que medem pressões estáticas e dinâmicas, os que medem pressões absolutas e os que medem pressões diferenciais. Este trabalho se resume aos sensores diferenciais.
Modelos de sensores de pressão diferenciais
Os sensores diferenciais podem ser dos seguintes modelos: • Sensor de pressão manométrica (gauge)
Este sensor é usado em diferentes aplicações por ser calibrado ou construído para medir a pressão relativa à pressão atmosfperica em um dado local. Um exemplo deste modo de medir são os