Sensor
Sensores Indutivos
Ribeirão Preto
2009
Sumário
1 Introdução 3
2 Sensores Indutivos 4
2.1 Definição geral 4
2.2 Vantagens do Sensor Indutivo 4
2.3 Princípio de Funcionamento 4
2.4 Aplicações 4 e 5
3 Conclusão 6
Referências 7
1 Introdução
Os sensores indutivos ou sensores de proximidade possuem várias aplicações na indústria como também fora dela. Foram desenvolvidos para atender as necessidades dos sistemas modernos de produção, possibilitando o aumento da velocidade de produção sem que haja perda de qualidade tornando todo o processo mais eficiente. Encontra um largo campo de aplicações em dispositivos para automação, proteção e segurança, etc. Substituem as chaves fim de curso com inúmeras vantagens.
2 Sensores Indutivos
2.1 Definição geral
São dispositivos eletrônicos capazes de detectar a aproximação de objetos metálicos através de um campo eletromagnético de alta freqüência que é desenvolvido por uma bobina ressonante instalada na face sensora.
2.2 Vantagens do Sensor Indutivo
Grande durabilidade(por não realizar contato mecênico); Ótima resistência aos ambientes industriais; Aparelho estático: sem peças em movimento no seu interior; Velocidade elevada.
2.3 Princípio de Funcionamento
Quando um objeto metálico é colocado diante da face sensora do sensor, através de correntes de superfície o objeto absorve energia do campo, provocando mudança na amplitude do sinal gerado durante as oscilações de alta freqüência produzidas por uma bobina ressonante, instalada na face sensora. Essa diminuição da amplitude do sinal gerado no oscilador altera o estado da saída, caracterizando a presença do objeto. O sensor possui um LED que indica seu estado.
2.4 Aplicações
Esse tipo se sensor tem várias utilizações na indústria de hoje. Entre elas está no uso de esteiras transportadoras, onde possui o objetivo de contar