sensor
É o mesmo princípio utilizado em radares de avião e os radares móveis utilizados pela polícia de transito, funcionando da seguinte forma.
Uma alta frequência sonora não audível ao ouvido humano é emitida pelo sensor, esse sinal reflete no objeto a ser medido voltando para o sensor. O tempo em que esse sinal demora para sair e voltar nos dá a distância do sensor ao objeto, sabendo que a velocidade do som é 340 metros em 1 segundo.
Se o sinal não retorna em um determinado tempo quer dizer que o objeto está muito distante, ou simplesmente a onda sonora não conseguiu refletir, o que acarreta na limitação do sistema, que não reconhece objetos muito pequenos ou fora do raio de ação dos sensores. http://como-funcionam.blogspot.com.br/2009/02/como-funciona-o-sensor-de.htmlSensor de estacionamento é um dispositivo de segurança, normalmente instalado no para-choque de um veículo, servindo automaticamente para detectar a distância de outros veículos ou obstáculos. Um acessório útil no momento de estacionar, tem como objetivo ajudar a evitar colisões. Atualmente, somente os modelos de automóveis mais caros possuem como item de série ou opcional esse acessório, que pode ser instalado na frente, laterais ou traseira (mais comum) dos veículos.
O funcionamento do sensor de estacionamento é simples: à medida que o veículo se aproxima de outro obstáculo, o sensor mede a distância pela emissão e captação do retorno de sinais de rádio, parecido com um sonar, sinalizando a aproximação com sinais sonoros para o motorista – normalmente, um "bip".