Sensor de Temperatura
SENSOR DE TEMPERATURA
Ivair José Lopes
1 – legenda
Introdução: página 3
Aplicações: página 3
Características estáticas: página 3
Termômetros: página 4
Circuitos: página 5
Conclusão: página 6
Bibliografia: página 6
2 - Introdução
Sensor de temperatura Neste trabalho será usado um sensor LM35, pois é um circuito bastante simples necessitando apenas do sensor, de um amplificador de sinal e de uma interface que realisa a leitura do sinal. Usaremos o LM3914 para fazer essa leitura e quando a temperatura desejada for atingida o diodo emissor de luz acenderá. O LM35 é um sensor de precisão que apresenta saída de tensão linear relativa a temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4 a 20 Vdc e GND sendo que a saída é de 10 mV por cada grau Célsius, drena uma corrente em torno de 60 µA, sendo assim o auto aquecimento é de 0,1°C ao ar livre. O sensor LM35 é apresentado com vários tipos de encapsulamentos, sendo o mais comum o TO-92, que mais se parece com um transistor, e oferece ótima relação custo benefício, por ser o mais barato dos modelos e propiciar a mesma precisão dos demais. A grande diversidade de encapsulamentos se dá devido à alta gama de aplicações deste integrado.
3 - Aplicações - Usado em termômetros - Controle de temperaturas de salas e estufas. - O nosso projeto é para fins didáticos.
4 - Características estáticas Linearidade: saída de 10 mV/°C Exemplo para 0°C é 0V, para 10 °C é de 100mV. Exatidão, precisão: variação de 0.25°C até 0.75°C dentro da faixa de variação de temperatura de sensor.
5 - Termômetros A variação de tensão no LM3914 no pino de entrada (5) vai de 0V a 1.25V(Max) isto é cada led vai iluminar com 125mV.
Para construir um termômetro que mede temperaturas de 0°C a 40°C, para o intervalo de temperatura.
A conta