SENSOR DE CHUVA
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
andré luiz armstrong da cruz josé farias karlos vinicius prudencio leonardo iza
sensor de chuva
CURITIBA agosto/2014 andré luiz armstrong da cruz josé farias karlos vinicius prudencio leonardo iza
sensor de chuva
Trabalho de Minitex de curso submetido ao Instituto Superior Tupy como parte dos requisitos para a obtenção do curso técnico de automação industrial sob a orientação da Professora: Mônica C.Esmarcci.
CURITIBA agosto/2014 Dedico este trabalho aos nossos familiares pelo seu amor incondicional e pela compreensão e paciência demonstrado devido as nossas ausências.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Deus pela oportunidade de estarmos realizando este trabalho.
As nossas famílias, pelo incentivo e colaboração, principalmente nos momentos de dificuldade.
Agradecemos aos nossos colegas de classe que temos o prazer de compartilhar muitos momentos agradáveis e pela troca de conhecimento, tornando esta caminhada mais divertida.
Á professora Mônica, pela dedicação apresentada a nos preparar para elaborar o projeto final.
RESUMO
O sensor é um produto com controle de sensibilidades. Dentre os tipos de sensores, existem os indutivos, capacitivos, ópticos, entre outros, que podem detectar a presença ou o contato de algum fenômeno físico ou natural, a partir de presença ou contato. Os sensores podem ser usados em diversas funções como controle industrial, casas inteligentes, processo fabril de um carro ou em qualquer outro projeto que necessite de tal função. Este projeto tem a proposta de desenvolver um sensor acionado por gotículas de água. A ideia principal é utilizar um sensor que detecte a presença da chuva, onde o mesmo faz a leitura e envia este dado para o circuito de comando que irá analisar e atuar uma determinada saída, que pode ser um acionamento de motor, entre diversos outros equipamentos. O sensor de chuva foi