Senso Comun
1. A experiência religiosa se reconhece em sua fidelidade a um princípio que transcende a existência humana e não encontra ou procura razões ou riscos que abalem a fé que a sustenta. Entretanto, a experiência religiosa não é, necessariamente, antagônica ao exercício filosófico, isto é, a reflexão ou a exposição racional dos princípios que a configuram. E para você? RAZÃO e FÉ são formas ou esferas de entendimento e de constituição da verdade conciliáveis? Justifique sua resposta
A Razão e a Fé são sim conciliáveis no entendimento e busca da verdade, uma vez que não há como dissociar a Razão da Fé, já que a experiência espiritual e absorvida pelos seres racionais por excelência.
Nas maiores incertezas não teremos respostas conclusivas, sejam elas para todos que tem muita fé ou para os racionalistas extremos, elas sempre andaram de mãos dadas. Ambas são fontes validas para se chegar ao conhecimento verdadeiro e logo não podem seguir em direções opostas.
2. Faça um breve comentário sobre uma das cinco DEMONSTRAÇÕES RACIONAIS DA EXISTÊNCIA DE DEUS, segundo SÃO TOMÁS DE AQUINO, apresentando argumentos que demonstrem sua concordância ou discordância sobre o que nela se afirma.
Concordamos com a segunda demonstração racional da existência de Deus, pois todos nos somos frutos de algo maior, uma força que nos originou.
De acordo com São Tomas de Aquino: “se não houver uma causa primeira entre as causas eficientes, não haverá nem causa intermediaria nem causa ultima.”
Concluímos que somos todos o resultado de uma força desconhecida e que é maior que todos nos, força essa que chamamos de Deus.