Senso Comum
UNIBRASIL
QUESTÕES – FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA
CURITIBA
2014
Texto 1: Cap. 4 – O Senso Comum
1. O que é senso comum e quais as suas características fundamentais?
O senso comum é um tipo de conhecimento popular que tem como fonte a experiência cotidiana, não tendo como base estudos científicos e dados racionais concretos. É passado de geração em geração e auxilia no dia a dia em questões simples e diretas.
2. O que significa bom senso e sabedoria?
O bom senso, diferente do senso comum é um conceito flexível que permite o individuo a refletir e questionar com coerência o conhecimento adquirido por herança cultural, entretanto, o bom senso não aceita cegamente as ideias alheias, fazendo o individuo querer estar informado sobre um determinado assunto, mesmo que esse não seja um assunto de seu conhecimento.
Basicamente, a sabedoria consiste na capacidade de discernir a melhor atitude ou caminho nas mais distintas formas da vida. No senso comum, atribui-se “sabedoria” aos que tem um acúmulo de conhecimentos específicos ou gerais.
3. O que é Ideologia e distinga ideologia no sentido positivo e negativo.
A ideologia segundo Marx pode ser considerada uma forma de dominação sem força física que se dá através do convencimento, de forma instrutiva, alienando o sujeito ou classe e mascarando a realidade.
Ponto positivo: Ela move as pessoas a fazerem algo, a unir-se em torno de crenças e objetivos em comum.
Ponto negativo: A alienação resultante, uma vez que o individuo fica cegado com os valores da classe dominante, o que impede a sua reflexão, já que a dominação é considerada “natural”.
Texto 2: Pensamento Mítico
1. O que é mito?
O mito é tudo que se é passado de geração a geração e que não é necessariamente verdade, também é algo que transmite medo e a incerteza da realidade, não há necessidade de comprovação científica para que possa ser aceita por uma cultura, uma sociedade.