Senso comum e convencimento cientifico
O senso comum passa de pai pra filho, ou de acordo com o meio em que se vive. A ciência por sua vez estuda das coisas mais naturais até as mais complexas que existem. Se alguém disser que a água do mar é azul, todos irão concordar. A água do mar é azul e ponto final. É que as pessoas tem tanta coisa pra fazer que não questionam os fenômenos naturais. Sabem que acontecem, mais não sabem porque acontecem.
Já a ciência usará meios completos, baseada em estudos científicos vai provar que a água do mar é na verdade incolor e só fica azul por causa do reflexo do céu.
O senso comum não se incomoda ou se surpreende com a repetição das coisas, o fato de vir um dia após o outro, e a cada dia amanhecer, entardecer e amanhecer. Não lhe traz qualquer duvida de que isso é a coisa mais natural do mundo, que sempre foi assim e nunca mudará.
A ciência desconfia das veracidades das nossas certezas e de nossa adesão imediata as coisas. A ciência se distingue do senso comum principalmente nesse ponto.
A ciência não é subjetiva como o senso comum, pois procura estruturas universais das coisas investigadas, se preocupa com que suas respostas sejam exatas, não importando o lugar e a época que determinada pergunta foi feita.
E assim a sociedade vai seguindo. Senso comum de um lado, acreditando em tudo que aparece sem questionamentos. E a ciência de outro, se desdobrando pra desenvolver