Sense and Sensibility - Inglês
Sense and Sensibility (no Brasil, Razão e Sensibilidade ou Razão e Sentimento, em Portugal Sensibilidade e Bom-senso) é um romance da escritora Jane Austen. Foi o 1º livro de Austen a ser publicado, em 1811, e foi escrito sob o pseudônimo "A Lady".
A história relata os relacionamentos de Elinor e Marianne Dashwood, duas filhas do segundo casamento de Mr. Dashwood. Elas têm uma jovem irmã, Margaret, e um meio-irmão mais velho, John. Quando seu pai morre, a propriedade da família passa para John, o único filho homem, e as mulheres Dashwood se vêem em circunstâncias adversas. O romance relata a mudança das irmãs Dashwood para uma nova casa, mais simples e distante, e seus relacionamentos. O contraste entre as irmãs, mostrando Elinor mais racional e Mariane mais emotiva e passional, é resolvido quando cada uma encontra, à sua maneira, a felicidade. Ao longo da história, Elinor e Marianne buscam o equilíbrio entre a razão (ou pura lógica) e a sensibilidade (ou pura emoção) na vida e no amor.
O livro foi adaptado para o cinema e a televisão diversas vezes, incluindo o seriado Sense and Sensibility, de 1981, dirigido por Rodney Bennett; o filme Sense and Sensibility de 1995, adaptado e interpretado por Emma Thompson e dirigido por Ang Lee; uma versão indiana intitulada Kandukondain Kandukondain, realizada em 2000; e Sense and Sensibility, de 2008, da BBC, adaptado por Andrew Davies e dirigido por John Alexander.
Enredo
Quando Mr. Dashwood morre sua propriedade - Norland Park – passa diretamente para John, seu único filho, do primeiro casamento. Sua segunda esposa, Mrs. Dashwood, e as três filhas, Elinor, Marianne e Margaret, são deixadas apenas com uma pequena pensão.
Em seu leito de morte, Mr. Dashwood tinha obtido a promessa de John, no sentido de prover suas irmãs, mas a esposa de John, Fanny, persuade-o a quebrar sua promessa e a não sustentar mais suas cunhadas. John e Fanny se mudam para Norland imediatamente após a morte do pai, e tomam