Sensa o e Percep o 2
PSICOLOGICOS
BÁSICOS
Sensações e
Percepções
1
Sensaçao e Percepçao
Assimilando o mundo: Alguns princípios básicos
INTRODUÇÃO
O mundo existe por que o percebemos ou percebemos o mundo que existe? Os neurocientistas acreditam que percebemos apenas uma parte do mundo ao nosso redor e que seria impossível captarmos todos os eventos existentes e que acontecem ao mesmo tempo.
Cada pessoa percebe o mundo de maneira diferente, porque somos submetidos a diferentes experiências. A experiência prévia é importante para a acuidade de nossos sentidos. A mesma pessoa pode ter diferentes percepções de uma mesma coisa, dependendo de seu estado fisiológico
(pessoas que fazem uso de álcool ou drogas) e psicológico (pessoas que estão em estado depressivo, maníaco, psicose entre outros).
Existe um diferencial entre percepção e sensação. A sensação é a capacidade de representar o mundo em nossa cabeça, codificando-o como sinais neurais, ou seja, é a recepção de estímulos do meio externo captado por algum dos nossos cinco sentidos: visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa. A sensação permite a existência desses sentidos.
O processamento de baixo para cima (botton-up) consiste na análise sensorial que se inicia no nível de entrada, com as informações fluindo dos receptores sensoriais do cérebro.
Como selecionamos, organizamos e interpretamos estas sensações? A este processo, damos o nome de percepção, associando informações sensoriais à nossa memória e cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo, sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento. Por exemplo, um som é captado pela nossa sensação auditiva, mas identificar se esse som é uma voz humana, uma buzina ou um barulho de algo quebrando, fica a cargo da nossa percepção auditiva.
2
O processamento de cima para baixo(top-down) e a análise que flui do cérebro para baixo, filtrando a informação através da experiência e das expectativas para produzir percepções.
Então, a percepção é diferente da sensação. A