Seno
Nosso círculo trigonométrico deve estar dividido em quatro quadrantes à partir dos eixos do plano cartesiano:
Além dos quadrantes, ainda teremos os ângulos principais:
Agora com relação aos quadrantes e os eixos x e y, lembre-se da seguinte relação:
Os sinais de mais (+) e menos (-) indicam o sinal de cada quadrante com relação ao seu respectivo eixo.
Perceba que no primeiro quadrante, temos dois sinais positivos. O que isso indica? Indica que o primeiro sinal é referente ao eixo x, ou seja, o eixo horizontal, e o segundo sinal é referente ao eixo y, ou seja, o eixo vertical.
Note que o primeiro quadrante está localizado ao lado direito do eixo horizontal, ou seja, no lado positivo, assim como também está localizado na parte superior do eixo y, ou seja, na camada positiva do mesmo. Portanto o primeiro quadrante está localizado positivamente nos eixos x e y do plano cartesiano, por isso possui dois sinais positivos, um indicando o eixo x e o outro o eixo y.
Já no caso do segundo quadrante, ele está localizado na parte negativa do eixo horizontal, por estar à esquerda do mesmo. Mas note que o segundo quadrante está localizado sob a parte superior do eixo vertical, ou seja, positivo.
O terceiro quadrante encontra-se à esquerda do eixo x e inferior ao eixo y, ou seja, ele está negativo em ambas localizações.
Por fim, o quarto quadrante está à direita do eixo x, logo, está positivo, porém, está localizado abaixo do eixo y, tornando-o negativo nesta localização.
É fundamental que você saiba os sinais dos quadrantes no círculo trigonométrico.
Para auxiliar seus estudos, sempre que tiver dúvidas com relação aos sinais, tente desenhar o círculo trigonométrico e marcar os sinais em seus respectivos quadrantes para não se confundir.
Pois bem, aí está nosso círculo trigonométrico e seus quadrantes e ângulos principais.
Vamos agora ver como descobrir o sinal do seno, cosseno e tangente nos diferentes ângulos no círculo trigonométrico?