Senhora
Nome: Allisson Gabriel de Oliveira
Nº03 – 3ºAno A
Professora: Angela
Disciplina: Português/Literatura
São Paulo
Junho de 2015
Índice
Introdução 3
Ficha Técnica 4
Resenha Crítica 5
Principais Personagens 6
Introdução
O livro busca a retratar críticas em relação à sociedade do tempo em que o autor produziu o mesmo, sendo que a história é formada por um casal, Aurélia e Fernando. Mas, José de Alencar nos questiona: Seria o dinheiro capaz de acabar com uma paixão?
Ficha Técnica
Nome do livro: Senhora
Autor: José Martiniano de Alencar
Data em que foi escrito: 1875
Editora: Editora Ática
Data da impressão: 1997
Local: São Paulo - SP
Edição: 30ª edição
Gênero: Romance
Resenha Crítica
Trata se de um romance que busca criticar a sociedade em que o autor viveu. A envolvente história de encontros e desencontros entre Aurélia e Fernando mostra umas das respostas possíveis a esta indagação sempre atual, dada pelo autor. Romance de costumes que nos faz meditar sobre a decadência de valores do Segundo Império, Senhora representa o auge da ficção urbana do autor.
A protagonista é Aurélia Camargo. Uma das mulheres mais desejadas e admiradas do Rio de janeiro. Para as mulheres, ela é uma feminista, para os homens, uma garota fria, calculista e sem coração. Mas isso nem sempre foi assim. Isso ocorreu após Aurélia se tornar herdeira de uma fortuna inesperada. E para fazer jus a sua fama, ela resolve comprar a única coisa que ainda lhe falta: um marido. Ela chama seu tutor, o Sr. Lemos para uma reunião e diz o que pretende. Ele deve oferecer 100 contos de réis para um homem que está no momento comprometido com a jovem Adelaide Amaral, onde vai levar um dote de 30 contos de réis.
Seu tutor deve dar 50 contos de réis ao Sr. Amaral, em nome do doutor, que é pobre e não tem como fazê-lo, para que Adelaide se case com ele, deixando assim livre o homem de seu interesse. E o mesmo em questão não deve saber com quem irá se casar.