Senhora
B. Alguns autores como Giovanni Sartori, Robert Dahl e Guillhermo O’Donnell, analisaram alguns critérios necessários para haver democracia em um país, são eles: eleições competitivas, livres e limpas para o Legislativo e o Executivo; direito de voto à maioria da população adulta; proteção e garantia das liberdades civis e dos direitos políticos mediante liberdades de imprensa, expressão e organização e ao habeas corpus; controle efetivo das instituições legais e das segurança e repressão, possibilitando avaliar o genuíno poder de governar das autoridades eleitas.
Afirma que a democracia no mundo é bastante contraditória: por um lado, é considerada internacionalmente o único regime político legítimo, por outro, existem sinais de que os regimes democráticos traíram as expectativas da maioria da sociedade, principalmente as das classes populares.
São quatro os hodiernos desafios à democracia: primeiro, se a desigualdade entre ricos e pobres continuar aumentando, a igualdade jurídico-política entre os indivíduos vai passar de um ideal republicano para se tornar uma hipocrisia social constitucionalizada. Segundo, a democracia atual não está pronta para assumir a diversidade cultural e lutar contra os diferentes tipos de discriminações. Terceiro, as imposições econômicas e militares dos países dominantes estão cada vez mais decisivas e menos democráticas. Finalmente, o quarto, diz respeito às condições da participação dos cidadãos na democracia, que são: