Senhor
1.4.1- Conceito de empresas.
A empresa: é um organismo autónomo onde se transforma matérias-primas em bens na combinação de forças de trabalho (homens e meios de produção), (objecto de trabalho), (instrumento de trabalho), isso para satisfazer as necessidades dos consumidores.
Classificação das empresas
1- Quanto a sua forma de propriedade as empresas podem ser:
a) Empresas públicas; b) Empresas mistas; c) Empresas privadas.
2- Quanto a sua forma jurídica as empresas podem ser:
a) Empresas singulares; b) Empresas colectivas.
Nas empresas colectivas encontramos as seguintes sociedades:
1- Sociedades por quotas; 2- Sociedades anónimas; 3- Sociedades em comandita.
A sociedade em comandita pode ser simples ou por acções.
3- Quanto a sua função económica as empresas podem ser:
a) Empresas industriais (transformadores); b) Empresas comerciais (retalhistas e grossistas); c) Empresas de serviços (financeiros, transportes, saúde, etc.).
4- Quanto a sua dimensão as empresas podem ser:
a) Empresas pequenas; b) Empresas médias; c) Empresas grandes.
Finalidade da Empresa
A finalidade da empresa é tipicamente social, a forma pela qual gera lucros para os seus proprietários e accionistas é atendendo, através dos bens que manufactura ou dos serviços que presta. O facto de a finalidade da empresa ser a geração de lucro para seus proprietários e accionistas não impede, que a mesma além de ser uma instituição social, atenda aos desejos existentes no mercado.
A empresa é a instituição chave da vida económica, manifestação da liberdade e criatividade das pessoas, é essencialmente um grupo no qual uns homens investem capital, outros trabalho e outros mais direcção com as seguintes finalidades económicas:
* Finalidade económica externa, que é a produção de bens ou serviços para satisfazer necessidades da sociedade; * Finalidade económica interna, que é a obtenção de um valor agregado para