Senhor
2 - Características do motor de indução 4
2.1. Como identificar os motores de indução 4
2.2-Funcionamento de um motor de indução 5
2.3 -Curvas Características 6
2.4- Aplicações 6
2.5 - Motores de indução monofásicos 8
2.6 - Motores de indução trifásicos 9
2.7 - Principais diferenças entre os motores de indução monofásico e trifásicos 9
3 – Controles dos motores de indução 11
3.1 - Partida de motores de indução trifásicos 11
3.2 - Chave estrela-triângulo 11
3.3 - Chaves compensadoras 12
3.4 - Soft-Starter 13
4 – Conclusão 14
1 - INTRODUÇÃO
Os motores elétricos pertencem a dois grandes grupos: os de corrente contínua e os de corrente alternada. Os motores de indução se enquadram, nos de corrente alternada assíncrono. Uma grande parcela da energia consumida pelas indústrias, cerca de 70% a 80%, é utilizada para converter energia elétrica em mecânica através de motores elétricos.
Existem os motores de indução do tipo gaiola de esquilo, onde o rotor é formado pelo circuito magnético laminado e condutores em forma de uma espécie de gaiola com as extremidades curto-circuitadas. Este tipo de rotor é de baixo desgaste, pois não se utiliza escovas e anéis coletores, mas proporciona um baixo rendimento. Os motores de indução com rotor bobinado necessitam de enrolamentos, anéis coletores e escovas, ainda utiliza-se reostato para variar a resistência do rotor e consequentemente a corrente que circula no mesmo.
2 - Características do motor de indução
O motor assíncrono é constituído basicamente pelos seguintes elementos: - um circuito magnético estático, constituído por chapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se dá o nome de estator; - por bobines (n. de grupos, consoante o motor monofásico ou polifásico) localizadas em cavas abertas no estator e alimentadas pela rede de