Senhor
Introdução.Os métodos potenciométricos de análise estão baseados em medidas do potencial de células eletroquímicas na ausência de correntes apreciáveis. Os métodos de origem mais recente são aqueles nos quais as concentrações iônicas são obtidas diretamente do potencial de um eletrodo de membrana seletiva de íons. Esses eletrodos são relativamente livres de interferência e fornecem um meio rápido e conveniente de estimativa quantitativas de um grande número de ânions e cátions importantes. (Skoog, 2002).
Existem dois tipos de medição potenciométricos, a potenciometria direta e a titulação potênciométrica.
- A potenciometria direta é a medida do potencial, a atividade ou concentração do analito, pode mensurar halogênios (Cl-, Br-, I-), ânions moleculares (NO3-) e cátions mono (H+) e divalentes (Ca2+).
- Já a titulação potenciométrica mede a mudança de pH ou do potencial durante a titulação, espécies inorgânicas como H+, Fe2+, H3PO4 e orgânicas como a vitamina C.
Eletrodo/Célula potenciométricaA célula é constituída de dois eletrodos, um eletrodo de referência que o potencial de meia-célula é conhecido e um potencial de trabalho que medirá a concentração do analito. O resultado da medição se dá pela fórmula: (Pedrotti, 2013)
E célula = E trabalho – E referência
E o eletrodo de referência obedece a equação de Nerst:
Onde:
Eletrodo de Prata/Cloreto de Prata
O eletrodo de Ag+/AgCl é o mais usual sendo sua construção simples. É utilizado um tubo de vidro de espessura bem fina com um bulbo no final, dentro há um eletrodo de prata em solução de HCl, também é inserido um outro tubo com o eletrodo de referência, um fio de prata recoberto por uma solução de AgCl de concentração conhecida.
247205581470500