Senhor
II – ATIVIDADES PROPOSTAS
Aquecimento: Coelhinho sai da toca – Os bambolês representaram a toca e estarão espalhados pelo pátio. Em cada bambolê deve ficar uma criança. O professor grita “coelho sai da toca”, nesse momento as crianças devem correr e trocar de lugar. Posteriormente retira-se uma toca e repete-se da atividade e agora podem ficar duas crianças em uma mesma toca e assim sucessivamente.
Parte Principal:
Saltar bambolês: Colocar diversos bambolês no chão e fazer com que a criança salte dentro dos bambolês, com duas pernas e depois com uma perna. Variação: Afastar os bambolês, fazendo com que a criança se impulsione para frente ao saltar.
Estafeta: Delimitar o espaço com cones. Dividir a turma em 4 grupos, onde haverá um cone no inicio e um no final. O aluno deve se deslocar até o final e voltar, ao tocar na mão do colega este deve ir fazendo o mesmo exercício. Primeiro galopando e depois correndo lateralmente.
Praia, Ilha, tubarão: Traçar uma linha no meio do espaço. Onde de um lado é a ilha e do outro é a praia. Os alunos iniciam a atividade na ilha, o professor será o tubarão e deve ficar sobre a linha se deslocando apenas lateralmente. O professor da o comando para os alunos irem para a praia, quem for pego, se transformará em tubarão e ajudará o professor a pegar os outros colegas e assim por diante.
Morto Vivo: Os alunos ficarão enfileirados de frente ao professor, que os guiará na atividade. O professor dará os comandos - morto, os alunos deverão se abaixar; e, vivo, os alunos deverão levantar. A ordem dos comandos é determinada pelo professor, que deve variar, forçando, assim, os alunos a prestarem atenção a cada comando.
Volta à calma: Roda cantada: Caranguejo peixe é: Caranguejo não é peixe / Caranguejo peixe é / Caranguejo só é peixe / Na enchente da maré / Palma, palma, palma, / Pé, pé, pé, / Roda, roda, roda, / Caranguejo peixe