Senhor
1. INTRODUÇÃO
Para estudarmos os diversos estágios da Organização e suas características, antes precisamos entender o que caracteriza a organização. A organização, enquanto empresa, nasce em um período em que a produção era feita apenas para sustento próprio, ou seja, produzia-se apenas o necessário para consumo próprio, o excedente era trocado por outros produtos produzidos por outras pessoas apenas com o objetivo de suprir suas próprias necessidades básicas, sem se preocupar com lucros. Com a evolução da sociedade, as pessoas passaram a produzir produtos para suprir o mercado que estava crescendo proporcionalmente a esta evolução.
Podemos entender como organização, quando as pessoas unem recursos financeiros, matéria-prima, mão-de-obra e estrutura, com o objetivo de oferecer bens e/ou serviços à sociedade em que está inseria. A partir deste conceito podemos estudar os vários estágios pelo qual as organizações vêm passando ao longo dos anos acompanhando a evolução desta sociedade.
2. FASES DA HISTORIA DA ORGANIZAÇÃO.
2.1. 1ª FASE: ARTESANAL
A fase artesanal vai desde a antiguidade até 1780 e é caracterizado pelo trabalho artesanal feito em pequenas oficinas e a agricultura era uma das principais fontes de trabalho. Nesta fase, a mão-de-obra não é qualificada, as organizações são poucas e geralmente formadas pelos membros da mesma família.
2.2. 2ª FASE: TRANSIÇÃO PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO
A Esta fase que vai de 1780 a 1860, também conhecida como a Primeira Revolução Industrial, é marcante pela introdução do carvão como fonte de energia, a utilização de ferro moco matéria-prima e grandes inovações com a introdução de maquinário a vapor. Estas inovações permitiram grandes mudanças na sociedade e nas organizações, tais como, ferrovias que permitiam viajar e transportam por longas distancias, descaroçadores de algodão e tear hidráulico que modificaram o modo de produção,