Senhor
No que incide sobre a manutenção deve-se fazer incidir no operador um especial cuidado na limpeza destes equipamentos fabris.
Além de uma limpeza sumaria com especial atenção aos detalhes da máquina que deve se possível assentar numa boa aspiração da mesma. Apenas em caso especiais ou na impossibilidade, ou inexistência de um sistema de aspiração o operador deverá usar ar comprimido a fim de retirar o pó da máquina. Ao realizar esta operação o colaborador deve fazer uso de uma mascara anti poeiras de modo a evitar a aspiração de pós.
Pede-se especial atenção o manutenção e limpeza dos sensores pois trata-se de um equipamento de grande sensibilidade. O mesmo deve ser limpo usando apenas ar comprimido a fim de não deixar marcas no mesmo fazendo-se acompanhar a mesma da mascara protetora.
No que diz respeito a lubrificação do equipamento existem duas variantes. A lubrificação dos bicos que correspondem a pontos críticos e que necessitam de uma lubrificação de carácter mais duradouro e para isto deve ser utilizada uma bomba de massa consistente, e a lubrificação com a amotolia com óleo.
No que diz respeito aos óleos à que ter especial atenção pois existem dois tipos de óleo: o de carácter geral e o de carácter alimentar.
Ao fazer uso das amotolias deve-se ter especial cuidado com o tipo de óleo nelas contido pois em superfícies que venham a estar em contacto com as rolhas deve-se fazer uso exclusivo do óleo com características alimentares. Em outras áreas em que não haja contacto com as rolhas como as correias dos mecanismos internos pode-se utilizar óleo de carácter geral pois este e muito mais barato e de características mais protetoras
Embora este equipamento seja constituído por uma estrutura de aço soldado e blindado e com uma betoneira de emergência para garantir uma maior segurança segurança dos seus operadores pede-se