Senhor
Aplicações Swing em Java
Aprenda a usar as classes de Drag-and-Drop do Java Swing através de um exemplo prático.
Francisco Voccio Netto O Drag-and-Drop é uma tecnologia amplamente utilizada nos mais diversos sistemas, já que representa para o usuário praticidade, rapidez e fácil assimilação. Sendo assim, dominar, ou pelo menos, se familiarizar com esta técnica, é fundamental. Aparentemente, se trata de uma técnica elementar, contudo acabamos esbarrando na escassez de informações fáceis e claras sobre tal técnica. Diante desse cenário, o objetivo desse artigo/tutorial, é ensinar aos leitores, de uma maneira fácil, como utilizar essa ferramenta, através de um exemplo prático. O presente, se destina, principalmente, à programadores com conhecimentos básicos ou avançados e que tenham interesse em desenvolver aplicações JSE, utilizando-se da plataforma JAVA SWING. Apresentarei breves considerações sobre o conceito de Drag-and Drop, para que os leitores possam obter uma visão geral desse aplicativo e, após, ensinarei passo-a-passo todo o trâmite dessa aplicação.
O que é Drag-and-Drop?
Drag-And-Drop, ou simplesmente DnD, como é conhecido, é o evento de arrastar e soltar componentes, propiciando a transferência de objetos de uma maneira mais simples. Esse tipo de implementação é bastante útil, por exemplo, para os usuários que utilizam aplicações com interface gráfica rica. Em função da tecnologia Drag-And-Drop estar sempre tentando unir portabilidade à relação entre aplicações distintas, mostrarei um exemplo prático de implementação desta tecnologia usando componentes personalizados.
Exemplo
Basicamente, o exemplo consiste em um mini-editor de imagens geométricas (uma espécie de paint), que se utiliza do DnD para arrastar e soltar as imagens geométricas criadas. O exemplo está subdividido em pacotes. Partirei da idéia de que todos saibam como criar uma interface gráfica simples (criar um JFrame, adicionar objetos do tipo