SENAI
HIDROELÉTRICAS
DÍNAMO
Anderson Leonardo de Almeida Serafim
Recife/PE
2013
Anderson Leonardo de Almeida Serafim
HIDROELÉTRICAS
DÍNAMO
Trabalho para a cadeira de Eletricidade Industrial da escola técnica federal SENAI, primeiro módulo, Curso Técnico de Refrigeração e Climatização.
Filipe Leandro
Recife/PE
2013
Introdução
Usinas Hidroelétricas é um conjunto de obras com finalidade de gerar energia elétrica através da força hidráulica existente em um rio. As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Esse processo de geração de energia é a mais barata e a que menos agressiva ao meio ambiente como a do petróleo e carvão. As principais variáveis utilizadas na classificação de uma usina hidrelétrica são: altura da queda d’água, vazão, capacidade ou potência instalada, tipo de turbina empregada, localização, tipo de barragem e reservatório.
Usinas Hidroelétricas ou Usinas Hidrelétricas
Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. A construção da usinas hidrelétricas se dá sempre em locais onde podem ser aproveitados os desníveis naturais dos cursos dos rios e deve-se ter uma vazão mínima para garantir a produtividade.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades. Usina Hidrelétrica é responsável por mais de 90% da energia consumida em nosso país.
De acordo com o potencial de geração de energia podemos classificar as hidrelétricas em: PCH’s, ou