Senai
Madeira de lei em extinção
CAI Marcenaria
Nome: Filipe de Oliveira Serena Rodrigues nº:03 13G
São Bernardo do Campo
2012
Peroba Rosa
Apocynaceae. Espécie secundária, pode atingir alturas de 20 a 30 m de altura, com tronco de 60-90 cm de diâmetro, de copa globosa densa.
Nome comum: Peroba, peroba rosa, amargosa, rajada, açú, comum, do rio, paulista, mirim, miúda, sobro(ES).
Madeira moderadamente pesada, dura, compacta, com superfície opaca e áspera, fácil de rachar, muito durável desde que não em contato com o solo e umidade. Sua madeira é própria para a construção civil, como vigas, caibros, batente de portas e janelas, rodapés, tacos para assoalhos, confecção de móveis pesados, carrocerias, etc. A árvore é ornamental, podendo ser usada no paisagismo em geral, também é útil para plantios em áreas degradadas e de preservação permanente. Plante também espécies de características de crescimento: Pioneira Ex: Urucum – Bixa orellana, Jacarandá de Minas – Jacarandá cuspidifolia em bosque tipo mata atlântica ou Candeia – Rapanea ferruginea em bosque tipo Cerrado.Climácicas Ex. Jequitibá – Cariniana estrellensis, ou o Cedro Rosa – Cedrella fissilis, em bosques tipo mata atlântica, ou a Sucupira Branca – Pterodon emarginatus em bosques tipo Cerrado.
Ocorrência Natural: Mata Atlântica.
Imbuia
Ocotea porosa Lauraceae
Nomes comum :Imbuia, canela-imbuia, imbuia-preta, imbuia-rajada, imbuia-amarela, imbuia-lisa, imbuia-brasina
Árvore de 15-20 m de altura, com tronco tortuoso, irregular, com excrescências globosas típicas, “os papos-de-imbuia”, de 50-150 cm de diâmetro. A casca acinzentada apresenta fissuras, mais profundas nas árvores velhas, desprendendo-se em placas irregulares. Suas folhas são simples, alternas, finamente coriáceas, glabras, oblongo-lanceoladas, de 6-10 cm de comprimento e 1,5-2,0 cm de largura; apresentam 2 ou 3 domáceas alongadas em forma de bolsa, na face inferior, na inserção