Semiótica
ANDRÉ MONTEIRO GOMES
SEMIÓTICA APLICADA AO PROJETO
MACAPÁ
2013
ANDRÉ MONTEIRO GOMES
SEMIÓTICA APLICADA AO PROJETO
SEMIÓTICA
Trabalho apresentado à disciplina de
Semiótica do curso de Design do
Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP, sob a orientação do Professor
Vinícius da Silva.
MACAPÁ
2013
Introdução
A semiótica aplicada ao projeto, introduz aportes para resolver as questões decorrentes da preocupação da comunicação do produto do design ou de cunho publicitário. Essa teoria fornece a base teórica necessária para os criadores resolverem as questões comunicacionais e de significação e tratar do processo de geração de sentido do produto ou determinada informação, verbal ou não verbal, a ser passada ao receptor.
1- Conceito de Semiótica
A palavra semiótica, origina-se da raiz grega "seme", como em semeiotikos, intérprete de signos. Já signo, deriva do latim signum, que vem do grego secnom, que significa "cortar", "extrair uma parte de", que gerou em nossa língua, por exemplo, os termos secção, seccionar, sectário, entre outros. A semiótica, portanto, como disciplina, é a análise dos signos, códigos, sistemas de linguagem ou, de forma mais subjetiva, o estudo do funcionamento do sistema de signos.
2- Sistemas de linguagem
2.1- Linguagem verbal
É o uso da escrita ou da fala como forma de comunicação.
2.2- Linguagem não verbal
Utiliza-se de símbolos, cores, imagens, música, gestos, pintura, etc. Como forma de comunicação.
2.3- Linguagem sincrética ou mista
Busca desenvolver um projeto ou conceito, seguindo a tendência cultural representativa do objeto e, geralmente, ao mesmo tempo, está relacionada com a linguagem verbal e linguagem não verbal.
3- Exemplo
Abaixo, segue um exemplo da aplicação dos sistemas de linguagem da semiótica no "poster" do filme "Chamada de emergência", no qual Halle Berry, que protagoniza Jordan, vive o papel de uma atendente do