semiótica
Em 1965, criou o Templo do Povo na localidade californiana de Ukiah. Pouco depois, a imprensa denunciou as mortes de sete pessoas que quiseram abandonar sua "igreja" e acusações de seqüestro, espancamentos e abusos sexuais.
Fugindo do caso ele se mudou para São Francisco, onde fez amizade com a militante esquerdista Angela Davis e personalidades do mundo político. Posteriormente, Jim Jones decidiu fundar sua utopia multirracial agrícola em Jonestown, na Guiana. Com a aprovação do então presidente da Guiana, Forbes Burham, líder histórico do único país de fala inglesa da América do Sul, o reverendo Jones criou sua própria sociedade auto-suficiente na selva da guianense.Porém, as denúncias contra o pastor aumentavam cada vez mais e, dessa vez, incluíam acusações de sequestro de crianças, filhos de ex-integrantes que haviam abandonado o templo.
Após as denúncias, o Congresso Norte Americano enviou o congressista democrata Léo Ryan para se certificar que os membros da seita estavam seguros. No entanto, ninguém esperava o desfecho trágico dessa missão, que resultou no assassinato de Ryan a pedido de Jim Jones. Foi a única vez em que um congressista dos Estados Unidos foi assassinado no cumprimento do dever. Assim que chegou a notícia da morte de Ryan, Jim Jones pôs em prática o suicídio em massa de toda a comunidade de Jonestown, induzindo os membros a beberem um composto líquido contendo potássio, cloreto de cianeto e substâncias sedativas. Quem se recusava a tomar o composto, era assassinado a tiros. Jim Jones após liderar o “suicídio coletivo”, se suicidou com um tiro na cabeça.
Este trabalho irá aprofundar os detalhes da história de Jim James, bem como a criação do Templo do Povo e de Jonestown, a fim de