Semiótica Greimasiana
A ANÁLISE DO DISCURSO: CONCEITOS E APLICAÇÕES.
Vila Velha
2014
A ANÁLISE DO DISCURSO: CONCEITOS E APLICAÇÕES.
Resenha apresentada como requisito para a obtenção da nota parcial da disciplina Semiótica, pelo Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Vila Velha.
Vila Velha
2014
A ANÁLISE DO DISCURSO: CONCEITOS E APLICAÇÕES.
Este trabalho é uma resenha do artigo de autoria de Maria do Rosario Valencise, que discute alguns conceitos e as tarefas da análise do Discurso. A leitura revela o modo como à análise do discurso foi se configurando historicamente. Mostra que a chamada “análise de discurso” tem uma história que chega a dois mil anos, desde os estudos da retórica grega.
Foi na década de 1970 que a Análise do Discurso começou a ser divulgado, ainda não era um campo claro de estudos. A passagem da Linguística da “frase” para a Linguística texto marcou o desenvolvimento neste campo, com isso, provocou mudanças na ideia disseminada de que a “fala” é individual, assistemática e, portanto, não passível de análise científica. Mas a grande preocupação continua a ser a definição e a metodologia para abordar essa nova unidade de análise. O estudo do “texto” tomou destaque nos estudos linguísticos, com diferentes concepções episternológicas e metodológicas.
A teoria semiótica propõe três níveis de estruturação de um texto – fundamental, narrativo e discursivo. O fundamental é o nível que compreende as estruturas semânticas de base de um texto, é a primeira etapa do percurso de geração de sentido. No segundo nível do percurso gerativo de sentido, os valores fundamentais são narrativizados a partir de um sujeito. E o terceiro e último nível é o discursivo, o patamar mais superficial do percurso gerativo do sentido,o mais próximo da manifestação textual. O objetivo dos níveis discursivos é