Semiotica
Sin-signo Icônico Remático Esta definição nos da a pequena ideia de forma, como por exemplo, quando estamos em uma estrada com neblina e avistamos duas luzes ao fundo, supomos que trata se de um veiculo ao qual ainda não podemos identificar por completo. Para ilustrar o tópico acima, podemos utilizar uma obra de Monet. O quadro não traz traços claros e que possam realmente determinar do que se trata a figura. Ao contrário, se o analisarmos desconsiderando seu contexto artístico e histórico, o que se vê, na verdade, são apenas impressões. Assim, a interpretação se faz através do repertório e conhecimento de quem a visualiza.
Sin-signo Indicativo Remático A imagem acima está atrelada ao primeiro caso onde podemos, em termos populares, “ter uma ideia do que se trata”. Ainda não trata-se de algo concreto, mas já passou a ser representação. Falando especificamente dessa figura, ela nada mais é do que um monte de lixo. Entretanto, ao apontarmos um foco de luz para essa pilha de sucata, projeta-se uma sombra que representa uma cena. Não é real, mas indica. Nos remete e ideia de algo. Ao visualizar a estrutura de uma construção já conseguimos definir seu resultado final, pois suas formas nos trazem imagens de edifícios ou outras construções mesmo visualizando a construção pela metade.
Sin-signo Indicativo Dicente Ao olhar a imagem de uma maçã mordida, lembramos do logo da Apple sendo que a imagem não é de fato o logo, mas o