SEMIOTICA E FUNÇÃO DE LINGUAGEM
É a ciência dos signos e dos processos significativos(semiose) na natureza e na cultura.
É a ciência que estuda os signos e as leis que regem sua geração, transmissão e interpretação.
Semiótica não é uma chave que abre pra nós milagrosamente as portas de processos de signos cuja teoria e pratica desconhecemos. Ela funciona como um mapa lógico que traça as linhas dos diferentes aspectos através dos quais uma análise deve ser conduzida, mas não nos traz conhecimento específico da história, teoria e prática de um determinando processo de signos.
Sem conhecer a história de um sistema de signos e do contexto sociocultural em que ele se situa, não se pode detectar as marcas que o contexto deixa nas mensagem.
Se o repertório de informações do receptor é muito baixo, a semiótica não pode realizar para esse receptor o milagre de fazê-lo produzir interpretantes que vão além do senso comum.
FENOMENOLOGIA – tudo aquilo que aparece a percepção e à mente.
Fenomenologia – Uma quase-ciência que investiga os modos como aprendemos qualquer coisa que aparece à nossa mente, qualquer coisa de qualquer tipo, algo simples como: um cheiro, uma formação de nuvens no céu, o ruído da chuva, uma imagem em uma revista etc., ou algo mais complexo como um conceito abstrato, a lembrança de um tempo vivido etc., enfim, tudo que se apresenta à mente
Essa quase-ciencia fornece as fundações para as três ciências normativas:
ESTÉTICA, ÉTICA e LÓGICA
(são chamadas NORMATIVAS porque elas tem por função estudar ideais, valores e normas)
ESTÉTICA – estuda os ideais que guiam nossos sentimentos
ETICA – estuda os ideais que orientam nossa conduta.
LÓGICA – estuda os ideais e normas que conduzem o pensamento.
Na fenomenologia há
3 Elementos: PRIMEIRIDADE – SECUNDIDADE – TERCEIRIDADE
PRIMEIRIDADE: (quase-signos) aparece em tudo que estiver relacionado com acaso, possibilidade, qualidade, sentimento, originalidade.
Para Peirce. É o modo de ser daquilo que é