Semiotica Cultura
Cultura segundo Bauman1 - Até a segunda metade do século XVIII a ideia de cultura foi cunhada para distinguir as realizações humanas dos fatos duros da natureza. “Cultura” significava aquilo que os seres humanos podiam fazer. Ou seja, a cultura é um instrumento da rotinização e da continuidade.
2 - Mais propriamente no século XIV cultura passa a ser compreendida como a atividade do espírito que vaga livremente, o lócus da criatividade, da invenção, da autocrítica, e da autotranscedência.
3 – Qual o papel da cultura?
É um meio que garante o “ajuste” entre sistemas “sociais” e de “personalidades”. Sem a cultura, nem as personalidades humanas nem nossos sistemas sociais seriam possíveis. Eles são possíveis apenas em coordenação mútua, e a cultura é precisamente o sistema de ideias ou crenças, de símbolos expressivos e orientações de valor, que garante a perpetuidade dessa coordenação.
ESTÉTICA
O belo - Três destas características formais são a ordem, a simetria e a proporção. Pensadas na Grécia clássica, estas três categorias atravessaram milênios de história, informando muita sobre a arte gótica, renascentista, neoclássica etc... até os dias de hoje. Isso são ideias de Platão.
O que não é belo, que não obedece essas três categorias não é estético ?
A Estética é a ciência do conhecimento sensitivo. Baumgarten afirma que a estética é uma ciência pelo fato dela tratar das sensações, de coisas concretas. A estética pode ser aprendida e desenvolvida através do exercício, educação, pois para Baumgarten o conhecimento é um processo.
Para Sánchez Vásquez
A estética é a colocação do humano na obra de arte, é a expressão da necessidade humana capaz de materializar suas “forças essenciais” de produzir objetos materiais que expressem sua essência.
Poética
A palavra poética tem origens na poesia, que é um texto artístico escrito de forma não usual para expressar as