Semiotica artes
SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN
FERNANDO AUGUSTO DA SILVA
JOÃO CARLOS COSTA RIBEIRO
NATAL/RN
SETEMBRO/2015
Art deco,
Movimento artístico denominado popular internacional de design, surgido na Europa, que durou de 1925 até 1939, afetando as artes decorativas (origem de seu nome, arts décoratifs), a arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema. Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos (ecletismo) e movimentos do início do século XX, incluindo construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveau e futurismo.
Em seu principio, seguiu um estilo luxuoso, fazendo uso de materiais como o marfim e jade, estando muito ligado aos anseios artísticos e culturais da burguesia europeia. Apenas no final da década de 20, quando ganha forças nos EUA, parte para o design industrial e utiliza-se de materiais que possibilitem a produção em larga escala, possibilitando assim sua popularização e introdução à vida cotidiana.
O cartaz tem mostrado o oposto de cores típicas do art deco e mostra a moda e arquitetura da década de 1930.
Características principais: - Linhas circulares ou retas estilizadas; - Uso de formas geométricas; - Design abstrato; - Formas femininas e animais são as mais trabalhadas; - Influências do construtivismo, futurismo e cubismo; - Presença marcante na Arquitetura.
Art Deco 1
Art Nouveau A razão pela qual há tantas bicicletas em pôsteres de Art Nouveau é porque o estilo foi o primeiro tipo de arte a ser reproduzida, e desempenhou um papel fundamental na publicidade no final do século 19 e início do século 20. As mulheres muitas vezes parecem voar ou ter uma qualidade sobrenatural. Supomos então que os artistas e as empresas de bicicleta foram inspirados à sensação mágica de andar de bicicleta.
A popularização das bicicletas também coincidiu com o movimento de