seminário
Nos dias de hoje, a competitividade está cada vez mais acirrada por conta do crescente número de concorrentes inseridos em cada nicho do mercado e as inovações ocorridas nos produtos ou processos dos serviços prestados. Estas transformações no ambiente das organizações pressionam as empresas a buscarem alternativas, vantagens competitivas, para no mínimo se manterem no mercado.
Em base ao conteúdo apresentado no curso de Práticas de Gestão, que elementos proporcionam as organizações a alcançarem fatores de competitividade suficientes a se manterem no mercado atual, ou melhor, serem consideradas empresas de destaque.
A competitividade, ou vantagem competitiva, é um conjunto de características que permitem que a empresa se diferencie e saia na frente em comparação aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes.
Como a vantagem competitiva é algo que torna a sua empresa diferente mas para melhor, aos olhos dos seus clientes também é conhecida como diferencial competitivo e a maior preocupação de um administrador hoje em dia é alcançar fatores como a competitividade da organização e mantê-la atual no mercado.
Para que uma empresa tenha vantagens competitivas e se mantenha líder no mercado atual, o administrador precisa focar em alguns elementos para que esse objetivo seja alcançado.
Mas o princípio de tudo começa com uma analise geral do ambiente da organização, buscando melhorias afim de manter a excelência, a competitividade, atualidade e o destaque da mesma no mercado.
Alguns dos fatores dessa analise que levam a uma gestão competitiva são:
Percepção: A percepção trata-se de como a empresa percebe e analisa o ambiente.
Existe hoje em dia um sistema de inteligência que trabalha em forma de suprir a necessidade de conhecimento desse campo (seja dos clientes, fornecedores, ambiente, concorrente...).
A resposta certa aos desafios do mercado depende da compreensão dos estímulos que a empresa