Seminário
É a aplicação do esforço humano, visando obter, por meio de bens ou de serviços, a satisfação das necessidades.
FENÔMENOS ECONÔMICOS
São todos aqueles que caracterize que têm por origem o esforço do homem dedicado à obtenção dos meios necessários à satisfação das suas necessidades.
A atividade econômica se identifica com esta atividade humana que denominamos trabalho. É econômica toda atividade que se dirige à satisfação das necessidades humanas; e econômicas aqueles fatos ou fenômenos provocados por essa atividade.
A vida econômica, pois, fundamenta-se em necessidades, esforços, satisfações e, principalmente, no interesse pessoal. Deste último elemento se originam as leis econômicas primárias, quais sejam, as leis do trabalho, do proveito e do menor esforço.
A atividade econômica representa um conjunto de atos econômicos, impelidos por necessidades a objetivarem, para a sua satisfação, a aquisição de bens econômicos.
Ato Econômico
Subentende não apenas a ideia do fim a que se destina como também a ideia do meio empregado para a consecução desse fim e uma certa forma de atividade para que o fim seja atingido.
É evidente a existência de necessidades outras que não as simplesmente econômicas; o próprio termo necessidade é indeterminado, vago e impreciso, pois, se existem necessidades econômicas, do mesmo e de necessidades não exclusivamente materiais que, também, entram no domínio da economia política.
Outra corrente de economistas afirmou que necessidades materiais são aquelas cuja satisfação depende de algum esforço. É evidente, porém, que muitas vezes empregamos certo esforço para satisfazer necessidade não propriamente econômica (caso típico do músico profissional e daquele não-profissional; do milionário alpinista que escala a montanha por puro deleite e do seu guia que pratica o ato com esforço e com objetivo econômico; da bailarina que faz da dança um meio de vida e da senhora que dança por simples prazer).
Não praticamos atos