Seminário
MESTRE-DE-CERIMÔNIAS – Neste momento, estamos dando início ao I Encontro de Representantes Setoriais da Comissão de Ética Pública no Seminário Internacional sobre a Ética como Instrumento de Gestão.
A Escola de Administração Fazendária tem o prazer de acolher todos os participantes na sua sede e se une aos esforços do Governo Federal no sentido de buscar o fortalecimento dos valores éticos da administração pública. O objetivo geral deste encontro é contribuir para a
efetividade e a sustentabilidade das ações de promoção da ética alinhadas ao decreto de 18 de maio de 2001.
Como os senhores sabem, este decreto estabeleceu regras que devem ser observadas no relacionamento da Comissão de Ética Pública com as entidades e órgãos que integram o Executivo Federal.
Existem também alguns objetivos específicos que este Encontro de Representantes Setoriais pretende alcançar. Serão debatidas as características dos modelos aplicados à gestão da ética no Brasil e no exterior, serão também identificadas as boas práticas e experiências em gestão da ética, será incentivada a cooperação técnica em matéria de gestão da ética e, é claro, será estabelecido um fórum específico de profissionais com responsabilidades por ações direcionadas para a promoção da ética na administração pública.
Teremos a oportunidade de, nestes dois dias de trabalho, contar com a participação de diversos e renomados especialistas e estudiosos que apresentarão temas como a Visão SócioAntropológica da Ética, O Que É a Gestão da Ética, Experiências em Gestão da Ética, o Papel das Escolas de Governo, além da identificação e apresentação de experiências e práticas em entidades e órgãos que integram o Executivo Federal.
Ao iniciarmos os trabalhos deste encontro, convidamos para integrar a Mesa o Dr. Pedro Parente, Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, que assume a Presidência da Mesa, o Dr. João Geraldo Piquet Carneiro,