SEMINÁRIO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS: VI PERÍODO
AUTORES: ELISANGELA RIBEIRO DA SILVA
ELIZABETE MARIA DA SILVA
GRACE KELLY DA SILVA
LUCINALDO FIDELES NEVES DOS SANTOS
MARIA JOSÉ EMILIANO DE SOUSA ROZENDO
MARÍLIA MARIA DA SILVA
ORIENTADORA: REJANE CORREIA DA SILVA
TEMA: LÍNGUA: COMUNICAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
A língua é um ato de liberdade que vem em constante discussão, chamando a atenção para a diferença entre a gramática dos falantes e a gramática dos estudiosos, ou seja, a linguagem é uma forma de comunicação inata, que subjazem as gramáticas de todas as línguas, masque através de conhecimentos adquiridos, leva em desenvolvimento o domínio e a memorização de regras, definições e por fim, leva ao aluno explicitar sua gramática interior e apropriar sua fala.
OBJETIVOS
Destacar que a escola não deve focar apenas o ensino da gramática, como forma de comunicação, mas entendendoque a língua é uma liberdade de expressão.
Compreender que o falante aprende primeiramente a comunicação natural, consequentemente, apropriando - se da gramática.
Considerar a linguagem individual de cada um como mecanismo a ser ampliado, notando o que ficou compreensível na comunicação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O ensino da gramática precisa está urgentemente ligado ao desenvolvimento das habilidades linguísticas a expansão de uma forma de comunicação clara e objetiva da qual o individuo possa sentir-se seguro sem inibições ou constrangimento quando houver a necessidade de comunicar-se, seja na forma escrita ou na oralidade. O importante é perceber que a língua é um instrumento de comunicação e não deve ser tratada como mecanismo repleto de regras limitada com o único propósito, à memorização de regras nesse sentido.
Sobre isso, Luft (2001p. 19) afirma que:
A boa comunicação verbal nada tem aver com a memorização de regras de linguagem nem com a disciplina escolar que