Seminário sobre Fósseis
Zoologia Geral
Amanda
Brunna
Cláudia
Fábio
Paulo César
Sillas
Samara
Agronomia 1º Ano
UEG – UNU - Palmeiras
O que são Fósseis?
Os fósseis são restos, marcas ou vestígios da atividade de seres vivos, que ficaram preservados nas rochas ou outros materiais naturais.
A origem da palavra fóssil vem do latim Fossilis, que significa o que se tira da terra.
A paleontologia é a ciência que estuda as marcas e os restos de seres vivos com mais de 10 mil anos. Já a arqueologia se dedica ao estudo das civilizações antigas através dos objetos, usados pelos homens, com menos de 10 mil anos.
Fragmentos de ossos de um animal; impressões de folhas, troncos e frutos em sedimentos; restos de conchas de invertebrados; ou mesmo inusitadas formas microscópicas, como pólen de plantas, protozoários, fragmentos de algas, fungos, etc., são exemplos de fósseis.
Os fósseis são preservados e encontrados nas rochas sedimentares Fosseis Grand Canyon - EUA
Gráfico Representativo das Eras de
Alguns Animais x Profundidade em
Rochas sedimentares
http://yecheadquarters.org/?p=329
Fossil Baleia – Deserto do Atacama - Chile http://paleontologiageral.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html Em que condições se formam os fósseis?
Exemplo de Processo de Fossilização http://dicasdeciencias.com/2011/10/27/um-pouco-sobre-fossilizacao/ O isolamento dos cadáveres e restos de seres vivos da erosão atmosférica. Os
cadáveres ou restos de seres vivos têm de ficar rapidamente isolados dos agentes erosivos, do seu poder oxidante e microbiano que rapidamente os decompõem, inclusive as partes duras mineralizadas. A presença de esqueleto interno ou externo mineralizado resistente
Os
organismos que possuem esqueleto interno ou externo, resistente, de natureza mineral, têm mais hipóteses de fossilizar do que os organismos de corpo mole.
A natureza dos sedimentos envolventes Se
os