Seminário "mas o que é mesmo variação linguística" marcos bagno
* É um dos muitos “modos de falar” uma língua. * Para a Sociolinguística, toda língua é um feixe de variedades que tem suas características próprias que diferencia de outras variedades. Exemplo: (FE[ʃ]TA), TÚ como segunda pessoa ao invés de VOCÊ, etc. * Outro postulado da Sociolinguística é que toda e qualquer variedade linguística é plenamente funcional.
Classificando as variedades linguísticas
* Dialeto: o modo característico de uso da língua num determinado lugar. A Sociolinguística prefere chamar de variedade. * Socioleto: própria de um grupo de pessoas que compartilham as mesmas características socioculturais.
* Cronoleto: variedade própria de determinada faixa etária, de uma geração de falantes.
* Idioleto: modo de falar característico de um indivíduo.
Nem tudo na língua varia
Muita coisa na língua não apresenta variação.
Exemplo:
* Ao contrário da consoante /s/ que pode ser pronunciada como [s] surdo ou sonoro [z], ou ainda com um som chiante [ʃ] ou sonoro [Ʒ], a pronúncia da consoante /f/ não apresenta diferenças nas múltiplas variedades regionais. * O artigo definido vem sempre colocado antes do nome (A CASA). * Os verbos regulares têm sempre terminação –o na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu amo). O mesmo não acontece com a 1ª pessoa do plural (NÓS AMAMOS/NÓS AMAMO/NÓS AMA). * O verbo gostar é sempre seguido da preposição DE.
* Variável & variante
Variável sociolinguística é algum elemento da língua que se realiza de maneiras diferentes. Cada uma dessas variáveis é chamada de variante. Ou seja, cada uma das formas diferentes de dizer a mesma coisa.
Exemplos:
* A variável (r)no final de palavra como em CANTAR, AMOR, FAZER etc. pode apresentar como [r] vibrante simples; [R] vibrante múltipla; [ɹ] retroflexa (caipira); [h] aspirada; [Ø] zero; entre outras... * A variável (pronome objeto direto de 3ª pessoa) pode apresentar: pronome oblíquo (comprei o