seminário integrado
JOGOS MUSICAIS
Morrinhos do Sul/2014
JOGOS MUSICAIS
Morrinhos do Sul/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo relatar a origem das cantigas de roda, onde ela é praticada, o que são por quem é mais praticada e se ela tem vínculos com o desenvolvimento das crianças.
JUSTIFICATIVA
O tema surgiu a partir da iniciativa de resgatar as cantigas de roda, sendo estas lembranças agradáveis da nossa infância, além de auxiliar na coordenação motora das crianças.
OBJETIVO GERAL
Incentivar as crianças a brincar de cantigas de roda, pois estas estimulam a criatividade e melhoram a coordenação motora.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a prática de exercícios físicos para as crianças;
Estimular a criatividades das mesmas;
Relatar às crianças a origem das cantigas de roda;
Confeccionar painel com as cantigas.
META Despertar o interesse das crianças para as cantigas de roda.
CANTIGAS DE RODA
Cantigas de Roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro, mas elas apresentam elementos africanos e indígenas, mas sua origem é dos países Europeus como Portugal e Espanha. Cada letra de cantiga é modificada de acordo com o grupo e a cultura do país que a pratica.
Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.
Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada para entretenimento