Seminário IEP
PESQUISA OPERACIONAL
Curso: Engenharia de Produção 2014.1
Disciplina: Introdução a Engenharia de Produção
Professora: Vanessa
GRUPO: 08
Alunos(as):
714110316 – Felipe Jessé Mota de Araújo
714110370 – Jessika Tainá Selba da Silva
714110264 – Maria do Livramento Mamede Bezerra
714110128 – Maria Isabela Almeida Mendes
714110362 – Natalí Clécia Santos de Figueirêdo
Data da Apresentação: 12/08/2014
Introdução
Neste seminário iremos estudar e explanar uma das áreas da Engenharia de Produção, a Pesquisa Operacional, apresentando o surgimento, definição e enfatizando as técnicas de pesquisa operacional na engenharia de produção e nas empresas.
Como surgiu a Pesquisa Operacional
A Pesquisa Operacional surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, da necessidade de lidar com problemas de natureza logÍstica, tática e de estratégia militar de grande dimensão e complexidade. Foi desenvolvida então a ideia de criar modelos matemáticos, apoiados em dados e fatos, que lhes permitissem perceber os problemas em estudo e simular e avaliar o resultado hipotético de estratégias ou decisões alternativas.
Seguiram-se então grandes desenvolvimentos técnicos e metodológicos que hoje, com o apoio de meios computacionais de crescente capacidade e disseminação, nos permitem trabalhar enormes volumes de dados sobre as atividades, não apenas das empresas, mas, também de instituições do setor público dentro e fora da área econômica.
Definição A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. É usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações. Através de desenvolvimentos de base quantitativa, a Pesquisa Operacional