SEMINÁRIO DE PRATICAS EDUCATIVAS
RELATÓRIO
A capacidade de fazer de conta é uma das características mais relevantes da infância, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos. Quando imagina que é um policial à procura de um bandido, a criança elabora respostas às distintas situações que surgem e, ao pôr em prática seu personagem, estabelece movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporal. Por isso, os jogos e exercícios teatrais são uma ótima maneira de desenvolver a relação da criança com o próprio corpo, com o outro e com o espaço. Eles são exercícios de construção em que a consciência do "como se" é trabalhada de forma gradativa em direção à articulação da linguagem. No processo de construção dessa linguagem, a criança estabelece com seus pares uma relação de trabalho, combinando a imaginação com a prática e a consciência na observação das regras. Com base nisso, é necessário fazer propostas que representem desafios e incentivem todos a buscar novas possibilidades de expressão.
A contribuição da expressão corporal nas atividades diárias escolar, é de suma importância para o aprendizado e melhoria nos relacionamentos dentro e fora do ambiente escolar.
Exercícios de representação remetem ao conhecimento do outro, estreitando laços, diminuindo distâncias, descobrindo afinidades.
A oportunidade de se olhar o semelhante, olho no olho, nos aproxima da alma, expondo nossa própria essência. Levando-nos a um relaxamento indispensável a convivência.
O toque, a sensibilidade, o reconhecimento do semelhante amplia nossa visão de mundo, trabalha o respeito, o cuidado e o controle dos movimentos.
Jogo da memória ou jogo dos erros nos dá oportunidade de exercitar a concentração, a observar detalhes que geralmente passam despercebidos.
Movimentos coordenados, lento, precisos, quando feitos em conjunto nos remete a linguagem gestual ampliando nossa