SEMINÁRIO DE METODOLOGIA: MÉTODO, LIMITES E POLÍTICAS PÚBLICAS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Neste relatório estão contidas todas as informações referentes às atividades ligadas ao Seminário de Metodologia, onde foram abordados os temas Método, Limites e Políticas Públicas de Pesquisa Científica. A apresentação foi realizada pelos acadêmicos de Direito do primeiro Bloco, em sala de aula, na Universidade Estadual do Piauí, Picos, no dia 12 de novembro de 2014.
No relato, o grupo tinha como objetivo narrar a evolução da cultura científica no decurso da história brasileira, destacando os motivos de seu surgimento e a importância da Pesquisa para a sociedade atual. Ainda, a atividade visava expor os diversos limites que se atrelavam à Pesquisa Científica, bem como as dificuldades do Brasil em formar centros de Pesquisa amplos e eficientes. E, por fim, o seminário objetivava discutir a necessidade da pesquisa como processo sociolibertário, citando também os bônus e os ônus decorrentes da mesma.
2. Desenvolvimento
2.1. Preparação do seminário
Dia 23 de outubro de 2014, às 15 horas, acontece a primeira reunião do grupo, com a presença de todos os dez integrantes, onde foram expostas as funções do trabalho, o material de preparação e o tempo para a apresentação do seminário. As funções são de relator, comentador e secretário. Em consenso, a equipe definiu a quantidade de integrantes e ocupação de cada um nas funções. Assim ficou acertado que os relatores seriam Acsa Morais, Adalberto Júnior, Alexandre José e Gilson Paz; comentadores: José Aquino, Maurício e Robéria Moura; e os secretários Felipe Rocha, Juliana Sousa e Luimaykell. Onde os relatores apresentam o seminário, os comentadores fazem explanações necessárias acerca dos temas trabalhados e aos secretários cabe registrar todas as ações do grupo, bem como a produção do relatório sobre o seminário exposto pelo grupo.
Dia 30 de outubro de 2014, às 16 horas, ocorre a segunda reunião do grupo, com a participação dos integrantes, para definir o roteiro