Seminrio Detergente
O que são detergentes ?
Os detergentes são, assim como os sabões, substâncias que reduzem a tensão superficial de um liquido, sendo assim, estes compostos são, também, considerados tensoativos.
Os detergentes são produtos sintéticos produzidos a partir de derivados do petróleo. Estes compostos começaram a ser produzidos comercialmente a partir da Segunda Guerra Mundial devido a escassez de óleos e gorduras necessárias para a fabricação de sabões. Nos Estados Unidos, já no ano de 1953, o consumo de detergentes já superava o de sabões.
A questão ambiental:
Os primeiros detergentes produzidos apresentavam problemas com relação à degradação pelo meio ambiente, tornando-se altamente poluidores, pois permaneciam nas águas de rios, lagos, etc. por um período muito grande. Neste caso, devido à permanente agitação das águas, causavam a formação de muita espuma, cobrindo a superfície de rios, estações de tratamento e redes de esgoto. Os detergentes mais pra frente e como é usado atualmente, possui cadeia carbônica linear similar aos tipos de moléculas encontradas nos sabões, pois não apresentam ramificações, o que facilita a degradação da molécula por microrganismos.
Diferença do sabão para o detergente:
As diferenças encontradas entre os sabões e detergentes situam-se, principalmente, em sua forma de atua em águas duras e águas ácidas. Os detergentes, nessas águas, não perdem sua ação tensoativa, enquanto os sabões, nesses casos, reduzem grandemente e até podem perder seu poder de limpeza. Os sais formados pelas reações dos detergentes com os íons cálcio e magnésio, encontrados em águas duras, não são completamente insolúveis em água, o que permite ao tensoativo sua permanência na solução e sua possibilidade de ação. Em presença águas ácidas, os detergentes são menos afetados pois possuem, também caráter ácido e, novamente, o produto formado não é completamente insolúvel em água, permanecendo, devido ao equilíbrio das reações químicas, em solução e mantendo sua