Seminario
EkoBike
Alvorada, 31 de Maio de 2014
Justificativa:
A Ekobike foi o produto escolhido pois, além de gerar energia sem danos ao meio ambiente seria uma forma de incentivar as pessoas a manter a forma física e ao uso diário da bicicleta fazendo assim com que a taxa de sedentarismo na população diminuísse. A EkoBike é uma forma de produzir energia limpa pois, hoje em dia e muito caro e ruim para o meio ambiente produzir energia da forma que fazemos. A nossa geração de energia por termoelétrica queima óleo, ou carvão, ou milho, etc. Isso causa degradação na extração, causa diminuição de áreas de plantio de comida e desmatamento para plantio das matérias primas. Causa também emissão de poluentes na atmosfera.
A geração por hidrelétricas precisa alagar enormes áreas para que se forme um grande lago e se instale uma represa com geradores que são movimentados pela liberação da água através deles. Isso desequilibra ecossistemas e ocupa terras que poderiam ser mais produtivas e tirando algumas espécies de seus habitats naturais.
Com a EkoBike poderíamos economizar 40% da nossa energia normal do dia-a-dia diminuindo o consumo exagerado da população pois, temos que economizar até que as fontes renováveis e limpas sejam mais eficientes e substituam as mais poluentes e baratas. Vamos acompanhar agora como foi nosso processo de produção da EkoBike, a bicicleta ecologicamente correta.
Pesquisa:
A Ekobike baseia-se no conceito de energia regenerativa, onde podemos transformar a energia desperdiçada em nosso movimento, em eletricidade para nosso uso. Além disso, é uma plataforma interativa, com diversas maneiras de ser utilizada, trabalhando um conceito diferente que entretém o público e ajuda na conscientização ambiental.
Material Utilizado:
- 1 Bateria comum 12 v/45A;
- 1 Bicicleta comum;
- 1 Correia;
- 2 Pedaços de madeira: um de 40x25cm e outro de 50x10cm;