seminario
CONSTRUÇÃO DE ALGORITMO
CAPITULO 7 ATPS
ESTRUTURA CONDICIONAL ANINHADAS, SELEÇÃO DE CASOS E OUTAS FORMAS
PROFESSOR: Lindenberg
ALUNO: Vitor Hugo Pereira dos Santos RA: 8870409627
Estrutura condicional aninhadas, seleção de casos e outras formas
Conceito:
Estrutura de seleção (expressão condicional ou ainda construção condicional) é, na ciência da computação, uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza diferentes computações ou ações dependendo se a seleção (ou condição) é verdadeira ou falsa, em que a expressão é processada e transformada em um valor booleano.
Seleção simples e composta
A condição "se-então(-senão)" é uma estrutura de seleção comum em diversas linguagens de programação. Sua estrutura básica é a seguinte:
Se (condição) Então (bloco de código)
Senão
(bloco de código)
Fim Se
Quando o interpretador encontra o identificador "Se", ele espera em seguida uma condição booleana sob forma de expressão relacional (como por exemplo, "x > 0"), que pode ser ver verdadeira ou falsa. Se a condição é verdadeira, o bloco de código seguido de "Então" é executado. Caso a condição seja falsa, o bloco de código seguido de "Senão" é executado. Em ambos os casos, após a execução do bloco de código, o fluxo do programa é retornado para o ponto indicado por "Fim Se". Note que a parte do "Senão" é opcional e pode ser omitida. Caso omitida, a estrutura é chamada de seleção simples; caso contrário é chamada seleção composta.
A estrutura "Senão Se" é formada pela composição de estruturas de seleção, e um exemplo de sua estrutura é o seguinte:
Se (condição) Então (bloco de código)
Senão
Se (condição) Então (bloco de código) Fim Se
Fim Se
No exemplo acima, caso a primeira condição seja falsa, o fluxo do programa é desviado para o bloco de código do "Senão", onde há o processamento de outra estrutura de seleção.