seminario
Disciplina Fundamento Técnicos e Metodológicos da Educação Infantil
Professora: Izabel Evangelista
Acadêmica: Yara Diana de Souza Pereira
Elaboração de resumos entre os Teóricos
1 - Vygotsky X Piaget
Lev Semenovith Vygotsky foi um cientista Bielorrusso que só foi ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.
Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Vygotsky é o grande fundador da escola soviética de psicologia histórico-cultural. Era necessário, na época, a construção de uma ponte que ligasse a psicologia "natural", mais quantitativa, à psicologia "mental", mais subjetiva. Retornou a Moscou em 1924, envolvido em vários projetos.
Os seus primeiros estudos foram voltados para a psicologia da arte, sendo considerado pioneiro no que se refere ao moderno estudo da arte literária. As obras de Vygotsky incluem alguns conceitos que se tornaram incontornáveis na área do desenvolvimento da aprendizagem. Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido. Este conceito será, posteriormente desenvolvido por Jerome Bruner, sendo hoje vulgarmente designado por etapa de desenvolvimento. Já Sir Jean William Fritz Piaget, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistem%C3%B3logo" \o "Epistemólogo" epistemólogo suíço defendeu a Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológicanota e