Seminario
CONSULTORIA PARA EMPRESA DE LATICÍNOS
SITUAÇÃO PROBLEMA
Um importante laticínio nacional está preocupado com sua política de preços. Sempre teve como estratégia de vendas uma política de diferenciação de preços para a elevação do consumo. O diretor comercial pede um estudo para discutir essa estratégia ou outras.
CONCEITOS RELEVANTES
Lei da procura (demanda): a demanda de um produto é definida como conjunto das diversas quantidades que os usuários estão dispostos a adquirir, ao longo do tempo, em função do seu preço. A demanda pode variar em relação aos seguintes fatores: * Renda dos consumidores * Gostos e preferências * Expectativas (principalmente sobre variação de preço) * Preços de outros produtos (substitutos ou complementares)
Lei da oferta:a oferta de um produto pode ser definida como conjunto das diversas quantidades que os produtores estão dispostos a produzir e oferecer em função do preço de venda, por unidade de tempo. A oferta pode variar em relação aos seguintes fatores: * Preço de outros produtos (substitutos ou complementares) * Custos de produção * Tecnologia * Casos fortuitos e/ou de força maior
Preço de equilíbrio de mercado: é aquele que se iguala as quantidades procuradas (demandadas) e ofertadas.
Observações:
* escassez: é quando, a um determinado preço, a quantidade procurada é maior que a ofertada. * excedente: é quando, a um determinado preço, a quantidade ofertada é maior que a demandada.
TIPOS DE BENS ECONÔMICOS: * Bens de consumo não duráveis: são aqueles que fazem uso imediato para o homem (tv, sapato, alimento). * Bens de consumo duráveis: são aqueles que prestam serviços durante um período de tempo relativamente longo, tais como (automóveis, máquinas). * Bens de capital ou bens de produção: é o conjunto de bens materiais criados ou transformados pelo homem, com o proposito de servir a produção de outros bens (máquinas, equipamentos, instalações