SEMINARIO TP1
PÓLO: BELFORD ROXO
DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO II
ALUNO / MATRÍCULA: MAYARA CORREA DOS SANTOS - 14113110058
RENATO DA SILVA BRITO – 14113110225
TRABALHO DE PESQUISA – PARTE I (TP1) – 2015-1
Etapa A
1.
Os objetivos gerais do artigo são os de instituir e estreitar as relações entre o que é público, o que
é gestão e as políticas públicas, suas ações entre a sociedade civil e a esfera pública, com interferência do terceiro setor, visando delinear o papel de cada um para que os interesses sejam atendidos, gerando assim um bem estar nas relações entre o governo e o povo.
2.
É de difícil reflexão porque os interesses da sociedade e governo podem ser distintos. A sociedade
busca políticas públicas em torno do tripé da seguridade social. O governo nem sempre investe nessas questões, gerando desconfiança na sociedade. As dificuldades em torno dessa problemática são a falta de conhecimento do significado do que é público, do que é gestão e de como as políticas sociais devem ser colocadas em ação. Essas políticas sociais dificilmente atingirá a todos, deixando boa parte da sociedade desamparada, gerando conflitos com a esfera pública.
3.
Os dois princípios propostos pelo autor são os métodos de gestão que servem para direcionar o
caminho da administração pública e os métodos de gerir que garantem o acesso dos cidadãos aos serviços públicos que norteiam o tripé da seguridade social.
4.
A esfera pública, composta de agentes políticos, econômicos, sociais e culturais, visa uma
democratização da sociedade, estudando sempre os problemas da sociedade e as soluções que devem ser tomadas para equacioná-las. Dentro dessa esfera pública, e buscando sempre gerir as necessidades dos cidadãos, estão as ONGs, que adquirem recursos de fonte pública revertendo-as em serviços prestados, sendo denominados o terceiro setor organizacional.
5.
Os principais resultados encontrados foram uma dissonância entre a real capacidade para se fazer