SEMINARIO TEMATICO TRABALHO
Camila Ramos Quirino dos Santos
Flávia de Lima Dutra
Rayssa Mayra Corvine Santos
Thais Cabral Nogueira
Seminário Temático:
Violência contra crianças e adolescentes.
Profa. Ligia Maria C. Franco Fonseca Serviço Social 5º Termo
Vespertino
Santos / SP – 2015
Introdução:
Este trabalho pretende iniciar uma reflexão quanto às diversas modalidades de violência contra crianças e adolescentes no Brasil contemporâneo. Isto tendo em vista sua relação com a sociedade capitalista atual, de exacerbação da violência em diversos níveis, considerando aqui o individuo, portanto, enquanto membro de uma sociedade complexa e afetado por ela também nas relações sociais.
Para cumprir com este escopo foram realizados alguns levantamentos conceituais e estatísticos relacionados ao tema, se alicerçando também na obra base da disciplina de Seminário Temático, “Violência, capitalismo e terrorismo” de Ianni (2004).
Foram discutidas, em síntese, a violência física e sexual, a psicológica e a sistêmica. Cabe pontuar que as três primeiras expressões foram refletidas aqui no tocante as relações sociais de agressividade e opressão, perpetuadas nesta sociedade de valores que reproduzem em escala individual às relações sócio econômicas, de suplantação de uma classe social pela outra.
No que tange a violência sistêmica, apontamos a condição de vida de crianças e adolescentes no Brasil, os principais casos de abrigamento (evidenciando sua relação com a questão social), bem como o quadro de acesso a educação no Brasil.
Isto para trazer a luz o fato de que a violência gerada pelo sistema capitalista, em sua dinâmica de geração de lucro versus produção de miséria, é imensa e impactante quando se discute violência contra crianças e adolescentes.
As diversas modalidades de violência contra crianças e adolescentes indicam um tipo de sociedade que estimula relações cada vez mais conflitantes. Segundo Ianni (2004), em esfera individual está