Seminario sistema nervoso
VIAS MOTORAS:
O Primeiro neuronio motor de uma via autônoma é denominado neuronio pré-ganglionar. Seu corpo celular esta no encefalo ou na medula espinhal. Seu axonio mielinizado, denominado fibra pré-ganglionar, sai SNC, como constituinte de um nervo craniano ou espinhal. A Fibra vai até um gânglio (é uma massa de tecido biológico, mais uma massa de corpos de células nervosas.) autonomo, onde a sinapse com o segundo neuronio motor denominado neuronico pós-ganglionar. O neuronio pós-ganglionar situa-se fora do SNC. Seu corpo celular e dentritos estao localizados no ganglio, autonomo onde ocorre a sinapse (é a conexão entre dois neurônios vizinhos) com uma ou mais fibras pré-ganglionares. O axonio de um neuronio pós ganglionar, denomina-se fibra pós-ganglionar, é desmielizado e termina em uma efetor visceral. Os neuronios pré-ganglionares conduzem impulsos motores do SNC ao ganglios autonomos. Os neuronicos pós-ganglionares retransmitem impulsos motores dos ganglios autonomos aos efetores viscerais.
GANGLIOS AUTONOMOS: - Ganglios do tronco simpático: ficam de cada lado da coluna vertebral (ganglios paravertebrais), da base do cranio ao cóccix. Eles recebem fibras pré-ganglionares somente da divisao simpática. – Gânglios pré-vertebrais: situam-se anteriormente a coluna vertebral e junto as grandes arterias abdominais, das quais os nomes dos ganglios são derivados. Exemplo: o ganglio celiaco. – Ganglios terminais: as fibras pré-ganglionares da divisao parassimpática fazem parte dos ganglios terminais. Os ganglios desse grupo estao localizados no fim de uma motora visceral, muito próximos aos efetores viscerais ou dentro de suas paredes.
DIVISAO SIMPATICA E PARASSIMPÁTICA
ENERGIA: simpática – envolve gasto de energia corporal. Quando o corpo esta em homeostase, a principal funçao da divisao simpática é contrabalancar os efeitos parassimpáticos apenas o suficiente para realizar os processos normais